Exotic Pole Dance – Tudo o que você precisa saber sobre este estilo de dança

           O Pole Dance é uma prática que vem se tornando cada vez mais popular entre pessoas que procuram uma atividade física que una o atleticismo à diversão. Principalmente aqueles que buscam entrar em forma e/ou perder peso tem se interessado talvez mais pelo Pole Dance, por ser uma prática de alta intensidade física mas que também foge da mesmice de academias, caminhadas e dietas.
            Assim como tantas outras atividades, o Pole Dance também é dividido em diversas modalidades e estilos que empregam técnicas e formas diferentes de dança. Uma das modalidades que tem se viralizado ultimamente é o Exotic Pole Dance, do qual iremos falar mais profundamente no texto de hoje e explicar tudo o que você precisa saber sobre este maravilhoso estilo.

O que é Exotic Pole Dance?

           O Exotic Pole Dance é um estilo de dança que mistura a fluidez e as técnicas fantásticas e impressionantes do Pole Dance Acrobático com a sensualidade poderosa do Pole sensual. É um estilo muito popular na Rússia, onde as dançarinas e dançarinos são conhecidos por sua força e técnica impecáveis. E são justamente essas duas características as mais invejáveis para quem deseja praticar o Exotic Pole Dance. Seu foco no quesito espetáculo da dança, cheio de acrobacias chamativas e impressionantes exige do praticante um bom condicionamento físico e domínio das técnicas de dança, garantindo melhor fluidez nas incríveis transições que são executadas.
            O Exotic Pole Dance trabalha muito com movimentos de baixo e médio plano, como floorworks, giros e handstands, dando também uma atenção extra à flexibilidade, fluidez e ao ritmo.
            Os maiores nomes do Exotic Pole Dance atualmente são as Russas Olga Koda, Eva Bembo e Daria Che. Mas o Brasil também está emergindo no estilo, com a atleta brasileira Karina Dyas tendo competido em 2018 no Zodiac, maior campeonato de Exotic do mundo, sediado na Rússia.

Roupa para Exotic Pole Dance - O que vestir?

             Uma das primeiras preocupações para iniciantes de qualquer modalidade costuma ser qual a melhor roupa para o pole dance. Se este também for o seu caso, não se preocupe, pois separamos a seguir algumas dicas de vestimentas e acessórios para uma prática segura e confortável.

  • Tops: Para o corpo, sutiãs cropped com bojo sport, ou tops fitness são o suficiente. Qualquer um que seja mais confortável para você.

  • Calças e shorts: Uma das melhores escolhas seriam calças leggings confortáveis. A vantagem aqui é que além de proteger a pele dos possíveis danos causado pela fricção, estas calças também ajudam a deslizar no chão, facilitando alguns dos movimentos. Para os movimentos na barra, os típicos shorts hot pants para Pole Dance são recomendados.

  • Sapatos: O salto alto é essencial e praticamente um sinônimo com o Exotic Pole. Lembre-se que a sensualidade também é fator chave desta modalidade, então saltos altíssimos são indispensáveis. Aliás, boa parte da técnica desta modalidade está na habilidade de executar coreografias complexas usando o salto alto.

  • Proteção: Joelheiras sem aberturas na parte de trás são uma boa ideia para proteger o joelho durante os giros e transições no chão. Uma perneira também pode ser interessante para quem optar por usar o short ao invés da legging.

                Além das roupas e acessórios, lembre-se também de usar Grips para facilitar o manuseio da barra, e ter uma prática mais segura e confortável. O Grip HandDry costuma ser o mais recomendado para este estilo, por evitar escorregões e também ser fácil de retirar após o fim do treino, evitando sujeira. Luvas de couro também podem ser boas alternativas, com o bônus de também protegerem as mãos.

Aula de Exotic Pole Dance - Posso Praticar em Casa?

           O Exotic Pole é uma modalidade um pouco mais complexa, que foca em movimentos e técnicas mais avançadas, além de exigir um certo preparo físico. Isso não quer dizer, porém, que iniciantes não devem praticar o estilo. Algumas aulas de Pole Dance básico podem ser necessárias antes de começar, mas você não precisa ser nenhum expert antes de se aventurar no estilo. Afinal, todo mundo começa de algum lugar, certo?
            Tendo em mente que o estilo de vida moderno impossibilita que muitos tenham tempo ou disponibilidade para frequentar estúdios e academias para fazerem suas aulas, então fica a pergunta: É possível praticar esse estilo em casa? A resposta para esta pergunta é SIM! Principalmente levando em conta o quanto aulas online de Pole Dance tem se popularizado ultimamente, não é nada incomum encontrar dançarinos que praticam e estudam do conforto do próprio lar.
             O mais importante é investir em equipamentos seguros e que se adaptem bem ao seu ambiente. Hoje, existe uma enorme variedade de barras de pole dance, das fixas às giratórias, você pode escolher o modelo que melhor se adequa ao seu lar. E aqui na Gaia Pole ainda adaptamos os equipamentos pensando no projeto da sua casa, para que a prática seja realmente segura e feita com muita responsabilidade.

Gostou de aprender um pouco mais sobre o que é Pole Dance? Então compartilhe esse texto para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo!

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Receba uma seleção especial de conteúdos que vão te ajudar na prática do Pole Dance, promoções exclusivas e também cupons de desconto! 

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Compartilhar este post