Pole Dance e o Câncer de Mama

           O mês de outubro é marcado pela campanha para conscientização a respeito do câncer de mama e o pole dance é uma atividade física que tem muito a contribuir para isso. Existem muitos momentos onde podemos perceber o impacto positivo que o pole dance pode causar na vida das mulheres. O pole é um grande aliado seja na prevenção, no diagnóstico precoce e também na recuperação após a luta contra o câncer. A seguir podemos entender melhor sobre cada uma dessas etapas.

Prevenção do câncer de mama

            A prática de atividades físicas auxilia na prevenção do câncer e, segundo o Instituto Nacional do Câncer, você deve privilegiar atividades que lhe deem prazer. Além de uma alimentação e hábitos saudáveis, mente e corpo devem andar juntos. O pole dance não cuida apenas da saúde física, ele melhora a saúde emocional, e muito! Praticar pole dance desenvolve força, flexibilidade, auxilia no controle de peso, diminui os níveis de ansiedade, estimula a produção de endorfina, entre muitos outros benefícios que ajudam não apenas na prevenção do câncer como também de inúmeras outras doenças.

A busca pelo autoconhecimento e o autoexame

            O câncer de mama atualmente é a maior causa de morte por câncer de mulheres no mundo e apesar das chances de cura serem altas, a maioria dos casos só são descobertos em fases muito avançadas. O autoexame é o primeiro passo para se identificar algum tipo de irregularidade nas mamas, ele deve ser realizado por todas as mulheres acima de 20 anos.
            O pole dance é uma prática que estimula o autoconhecimento e o contato com o próprio corpo. Através do desenvolvimento da consciência corporal e da expressão por meio da dança e dos movimentos, as mulheres se sentem mais conectadas com si mesmas, algo de extrema importância para que elas deem atenção a seus corpos. Olhar para si é o primeiro passo para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Recuperação após a luta contra o câncer

            Sabemos que o tratamento da doença é doloroso e afeta a vida das mulheres em muitos aspectos, não apenas físicos, mas também emocionais. Vencer o câncer é apenas um estágio para a total recuperação e retorno à vida cotidiana.
            Muitas vezes o câncer deixa marcas visíveis e invisíveis que afetam a autoestima e o amor próprio das mulheres. Nesse ponto, o pole dance mais uma vez entra como uma ferramenta importantíssima para a cura das mulheres. Diferente de muitas atividades em grupo tradicionais, o pole não estimula a competição e a comparação, pelo contrário: a evolução é individual e serve de inspiração para as outras pessoas. As mulheres dentro do pole dance desenvolvem a habilidade de apoiar e incentivar umas às outras, oferecendo o suporte necessário para que cada mulher encontre forças para ir pouco a pouco se refazendo.

            O objetivo do Outubro Rosa é compartilhar informações e conscientizar sobre o câncer de mama, mas devemos ir além disso, pois o câncer não afeta apenas a vida das mulheres, mas de todos a sua volta. É uma doença que se diagnosticada na sua fase inicial, tem grandes chances de cura. Como vimos, o pole dance é um dos aliados em todos os momentos da vida das mulheres, desde a prevenção até o pós tratamento. E é por isso que nós da Gaia lutamos para o crescimento da modalidade, porque sentimos de perto que ela tem um potencial enorme de transformar vidas.

            Nos  diga o que você enxerga sobre esse assunto. Deixe um comentário para que possamos tecer uma rede de conhecimento e alcançar mais mulheres que precisam dessas informações.

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Receba uma seleção especial de conteúdos que vão te ajudar na prática do Pole Dance, promoções exclusivas e também cupons de desconto!

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Compartilhar este post