Qual a diferença entre Alongar e Aquecer?

Aquecer é diferente de alongar.
Mas você sabe o objetivo de cada um deles?

Tanto o aquecimento quanto o alongamento são extremamente importantes para quem pratica Pole Dance. Mas mais importante ainda é saber em qual momento cada um deles deve ser feito para, assim, usá-los a seu favor e evitar lesões.

Por isso, conversamos com
Tatiana Duarte, profissional de Educação Física especializada em Treinos de Força para Pole Dance e idealizadora/instrutora da plataforma online Pole Todo Dia.

ALONGAMENTO


De acordo com Tati, o
alongamento é fundamental para o nosso corpo e pode ser feito tanto antes quanto depois das aulas de Pole Dance.

Ao alongar antes do treino, você prepara as articulações, que podem ficar rígidas ao longo do dia, para receber os estímulos que estão por vir. Além disso, o alongamento pré-treino ainda ajuda a aumentar a amplitude dos exercícios que estão por vir. E a gente sabe que amplitude é algo que ajuda bastante na execução de algumas figuras na barra, né?

Já ao ser feito depois dos treinos, o alongamento funciona como se fosse uma “volta à calmaria” do corpo! É uma ótima maneira de avisá-lo que todo o estresse do exercício já passou e que agora ele pode relaxar novamente. 

Além disso, Tati ressalta que, ao contrário do que muitos pensam, o alongamento não é a mesma coisa que treino de flexibilidade. Isso porque apenas alongar não vai trabalhar a flexibilidade máxima do seu corpo. Para isso, é preciso fazer treinos específicos de flex com alta intensidade.

“Nos treinos de flex, nós usamos exercícios de alongamentos não somente para relaxar ou alongar a musculatura e articulações, mas também para ganhar amplitude máxima daquela região”. 

AQUECIMENTO


Já o
aquecimento deve ser feito apenas antes dos treinos.

É através dele que aumentamos nossa frequência cardíaca, de modo a tirar o corpo do estado de repouso e avisá-lo que vem movimentação por aí!

Ainda de acordo com Tati Duarte, a combinação dos exercícios dinâmico e estático no aquecimento também é uma excelente opção de preparação do seu corpo para uma aula de Pole!

“Gosto muito de usar o termo ‘aquecimento dinâmico’, no qual preparamos nosso corpo através de exercícios envolvendo músculos e articulações, e não só movimentos estáticos. Isso porque ao executar moves na barra, nós usamos tanto movimentos dinâmicos (ao fazer o move em si) quanto estático (ao permanecer no move)!, explica”.

A educadora física lembra, ainda, que o aquecimento não precisa ser algo muito demorado ou intenso. Segundo ela, entre 5 e 15 minutos com exercícios que envolvem o corpo todo já é possível preparar seu corpo de forma efetiva e segura para uma boa aula de Pole.

Resumidamente…

Podemos dizer que o aquecimento serve como uma preparação para seu corpo receber um estímulo mais intenso! Por isso, ele é imprescindível antes de qualquer prática esportiva.

Já o alongamento pode (e deve) ser usado tanto como forma de soltar os músculos no aquecimento e treinos de flex como, também, para relaxar o corpo após as práticas.

Então agora que você já sabe tudo isso, que tal aproveitar um cupom especial e garantir a sua Gaia?

Compartilhar este post